quinta-feira, 5 de agosto de 2010

As albarcas de São Mateus

" [...]João Mateus enfiou as calças de cotim coçado e a camisa de fora e passou à cozinha a completar a farpela da vida do mato…Aí calçou as albarcas com as meias de lã miscra [...]"
É assim que escreve José Augusto Soares no seu blogue (http://casteletesempre.blogspot.com/2009_05_01_archive.html) num apontamento de 28 de Maio de 2009.
Hoje tomei, pela primeira vez, contactos com homens e mulheres que calçavam albarcas. Falei com alguns dos homens. Ao que me dizem, feitas de pele de porco e eram consideradas as melhores calçaduras dos pés para o trabalho nas vinhas do Pico. "Mas o senhor venha aí daqui a bocadinho, quando formos para o palco... Está aí o [não fixei o nome], que vai explicar isso tudo com todos os pormenores, ele é que sabe, quando estivermos a atuar..." Eu olhava as albarcas e as meias, tentando criar uma mnemónica para não me esquecer do nome do calçado. Não foi difícil. Olhei para o relógio do picaroto que falava comigo e perguntei-lhe: "Então, às nove e meia, não é?"
Lá apareci, para ver e fotografar a que estão destinadas agora aquelas albarcas: a dançar folclore, em dias de festa. As danças do Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Mateus, do Pico.

Sem comentários:

Enviar um comentário